quinta-feira, 1 de abril de 2021

Por que os bichos não falam mais - MINHA LEITURA


MINHA LEITURA



V 

                                                   Por que os bichos não falam mais


Antigamente, havia muita fartura, os povos nativos viviam bem do que plantavam, pescavam e caçavam. Antes eram nômades, depois é que aprenderam a plantar e passaram a se estabelecer por mais tempo em determinadas regiões, geralmente ribeirinhas. Era uma vida simples, respeitavam os ritos de preparar a terra, plantar, cuidar e depois colher o que plantavam. Quanto ao que pescavam e caçavam, era ainda mais trivial, pois todos os bichos falavam a mesma língua que os homens. Assim, quando um guerreiro caçador (o guerreiro Caiapó, por exemplo) queria apanhar algum bicho para a sua próxima refeição, para acompanhar as iguarias feitas da mandioca, bastava ele falar algo assim:


— Capivara, minha amiguinha, vem aqui, tenho uma história para te contar, vem.


 A Capivara respondia:


— O que você quer, seu Caiapó mateiro? Deixa eu seguir meu caminho. Vai plantar mandioca, vai!


E o guerreiro insistia, ardilosamente:


— Para com isso, Capivarinha querida, está achando que vou te comer, é? Eu só quero um conselho, na verdade, uma informaçãozinha. Você conhece a mata muito melhor do que eu e estou perdido aqui. E, além do mais, nem estou com fome, já comi um bocado de cuscuz hoje. Ai, ai, Capivara, me ajuda, por favor! Vem que vou te dar umas plantinhas top para você experimentar, Capivarinha linda, meu amor.


A Capivara acreditava, finalmente, no guerreiro Caiapó e, então, ia até ele, perguntava a ele o que era, então, que ele queria e “ZAP!”, ele dava um rápido golpe de borduna na cabeçona dela e, pronto, mais proteína para ele apreciar com os derivados da macaxeira. 


Faziam isto, todos os indígenas da Terra, Caiapós ou não, antes mesmo do contato com o homem branco, e faziam-no com todo tipo de animal, que consideravam bons para se comer. Até que um dia, o Macaco, o bicho mais velhaco de todos, afastou-se totalmente dos homens, não falava mais uma só palavra com eles. E, assim, foi instruindo a todos os outros animais, um por um, a fazerem o mesmo.


 — Ei, Cutia, vou te contar e você conta também para todos os outros animais que você conhecer, tá bom? Não falem, nunca mais, com os homens! Eles falam com a gente para depois nos apanhar e nos fritar ou assar e a gente vai parar num prato Master Chef acompanhando de cuscuz e cauim.


Esta estratégia do Macaco, entre idas e vindas, de galho em galho, falando, falando, com tudo quanto é bicho, por fim, deu certo e, até hoje, nenhum animal fala a língua dos homens mais. Ao final, os animais descobriram que os homens se comunicavam com eles para dominá-los; o que persuadia mais dominava o mais frágil intelectualmente ou o que tinha alguma fraqueza da qual o homem se aproveitava: como a inveja, a ambição, a ira, a ganância, a preguiça, a gula, entre outras vicissitudes.

 BY DANILLO MACEDO




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagem em destaque

Ela e Ele

Declamação para o dia da poesia, TV UFG: https://www.youtube.com/watch?v=D1peN0HQtAE Acabei por achar sagrada a desordem do meu espíri...